O que é um jubileu?

POR PROF. FELIPE AQUINO 24 DE NOVEMBRO DE 2015 VOCÊ SABIA?

A Celebração do Jubileu católico tem origem no Jubileu hebraico, onde a cada 50 anos, durante um ano, chamado ano sabático, eram libertados escravos, as dívidas eram perdoadas e as terras deixavam de ser cultivadas, entre outras coisas. Essas comemorações são referenciadas na Bíblia, podemos verificar em Levítico 25,8.

Na tradição católica também tem a duração de um ano, mas tem sentido mais espiritual, consistindo no perdão dos pecados dos fiéis que cumprem certas disposições estabelecidas pelo Vaticano (Indulgências).

O que é indulgência plenária? Como alcançá-la no Ano da Misericórdia?

A Igreja Católica tomou como influência o jubileu hebraico e lhe deu um sentido mais espiritual. Nesse ano se dá um perdão geral, indulgências e se faz um chamado a aprofundar a relação com Deus e com o próximo. Por isso, cada Ano Santo é uma oportunidade para alimentar a fé e renovar o compromisso de ser um testemunho de Cristo. Também é um convite à conversão.

O primeiro ano jubilar foi convocado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. Estabeleceu-se que os seguintes jubileus se comemorassem a cada 25 anos, com o objetivo de que cada geração experimente pelo menos um em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *